segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A sala dos 4 anos respondeu



Ainda se lembram das perguntas que os meninos da Sala dos 3 anos fizeram à Cinderela. às Irmãs e ao Príncipe?

Pois, aqui estão as respostas:


- Quando ela nasceu os pais chamaram-lhe Maria Inês, depois a Madrasta é que lhe começo a chamar Gata Borralheira e a fada Madrinha chamou-lhe Cinderela para o Príncipe não se assustar com aquele nome - Mariana e Stela (3 anos)

- O Príncipe chama-se Filipe - Maria (4 anos)
e tem 18 anos - Pedro Caroço(4 anos)

- As irmãs são a Capitolina e a Josefina - Isabel e Vânia (educadoras)

mandamos fotografia da Cinderela vestida para ir ao Baile



Muito Obrigada aos meninos da sala dos 4 anos do Colégio de Alfragide


Alfragide. 14 de outubro de 2013

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Mais um ano que começa

Casa historias magicas 2013-2014

Mais um ano letivo que começa, e o blogue Casa das Histórias Mágicas renova-se.
Este blogue começou no ano de 2009 no Colégio de Alfragide com o grupo dos cinco anos, tendo como objetivos principais o desenvolvimento da imaginação e da literacia através da criação de histórias colaborativas.
Foi iniciada a colaboração com um professor de liceu e as suas turmas. Começávamos as histórias na sala e os alunos de liceu inventavam a continuação, com a ajudo do professor. A parceria foi de tal forma motivadora para esses alunos (com dificuldades de leitura), que passaram também a sonorizar, para que os alunos da sala dos 5 anos pudessem ouvir como as histórias se iam desenvolvendo, uma vez que ainda não sabiam ler.
Em 2010/2011, alguns dos meus alunos que passaram para o 1º ano, quiseram muito ler para os alunos de 3 anos que então iniciavam o seu caminho na minha sala. A criação não foi descurada, tendo alguns adultos colaborado comigo na invenção e ilustração de novas histórias, já que isso era difícil para os meus alunos de três anos.
Em 2011/2012 os alunos já tinham 4 anos por isso mais uma vez o blogue se renovou. Como a magia e a imaginação são “algo muito especial “ pedimos a amigos que escolhecem uma história e que se responsabilizassem por responder às perguntas que nós fariamos aos personagens, depois eu apresentar as histórias na sala. E dessa forma “Os personagens responderam”, para grande surpresa e encanto destes alunos de 4 anos.
Seguiu-se o ano de 2012/2013 e mais uma vez o blogue deu uma reviravolta. Agora com 5 anos já era possível aos meus alunos inventarem o texto e ilustrarem as histórias. Mas a colaboração com amigos externos não desapareceu, porque estes também contribuiram para algumas histórias desse ano.
Neste novo anos que agora (2013/2014) um novo desafio foi lançado. Vamos envolver todas as turmas do Colégio de Alfragide desde a nossa ( a sala dos 3 anos) até ao 6º ano. Tendo como ponto de partida Histórias tradicionais.
Assim a 1ª história é A Cinderela . Na sala dos 3 anos a História foi contada (tendo em consideração a idade dos alunos) e mais tarde foram feitas perguntas aos personagens e enviadas para a sala dos 4 anos.

Olá meninos dos 4 anos do Colégio de Alfragide

Nós somos os Meninos da sala dos 3 anos

A Ana (a nossa educadora) esteve a contar a História da Cinderela e nós queriamos fazer-lhe umas perguntas, e ao príncipe e às irmãs más. Mas não sabemos onde é que elas estão. Será que vocês nos podem ajudar?

Aqui estão as nossas perguntas:

Cinderela , esse é mesmo o teu nome ou tens outro nome? (Joana,3 anos)

Oh Príncipe, como te chamas e quantos anos tens? (Tomás, 3 anos)

Irmãs da Cinderela, como é que vocès se chamam? (Patrícia,3 anos)-

Também nos podem mandar desenhos com as vossas fotografias?
Obrigada.

Alfragide, 18 de Setembro de 2013

Este ano também vamos transpor o blogue para o “real”, uma vez que na escola vai ser criado um placard onde aparecerá cada história, as perguntas e os trabalhos plásticos resultantes.

Enquanto aguardamos as respostas dos “Personagens da sala dos 4 anos”, deixamos aqui uma pequena versão em filme para que se possam divertir.