quinta-feira, 7 de junho de 2012

As personagens respondem



- Como é que vocês se chamam e quantos anos têm? (Madalena S,4 anos, Rodrigo, 4 anos).

Rosa:
Eu chamo-me Rosa, mas a minha mãe de vez em quando chama-me de "botão de rosa", acho que está na hora de lhe perguntar "Mamã, porque é que me chamas botão de rosa?"
A minha idade? Teria idade para estar na Sala 4. Adivinham agora que idade tenho?

Hugo:
Pois eu chamo-me simplesmente Hugo. Mas a meu avó de vez em quando diz para mim assim: "Oh, Palmo e Meio, chega aqui, se faz favor." Nunca entendi porque é que o meu avó me chama assim, mas ele tem sempre um sorriso quando diz isso, acho que ele gosta de mim.
A minha idade? Pois eu sou um ano mais velho que a Rosa.

Pai:
O meu nome? Pois eu chamo-me como o menino que colocou a pergunta "Mãe, porque é que tu gostas da Rosa? " e os amigos tratam-me por Chico. Qual é então o meu nome?
A minha idade? Tenho 35 anos.

Mãe
Na escolinha da Rosa todos me tratam por "A mâe da Rosa", mas eu também tenho um nome, chamo-me Camélia. Sabem agora porque é que a Rosa se chama Rosa? Querem saber? Pois é, eu gosto muito de flores e, muito, muito em especial, de Rosas.
Dizem que não se deve perguntar pela idade de uma senhora, mas como perguntam com tanto jeitinho, está bem, eu digo. O meu último bolo de aniversário tinha um três e um zero. Quem dos meninos da Sala 4 já sabe contar, e sem se enganar, até esse número?

Avó
Eu sou a avó Matilde e já tenho 65 anos, mas ainda vou "abanar o capacete" todas as semanas. Gosto muito de dançar e de estar entre amigos. Sou uma jovem, não acham?

Gato
Eu sou o Tigre, advinham porquê? E não sei que idade tenho. Quando a avó da Rosa me encontrou já eu tinha passado por muitas aventuras, mas isso é uma outra história, fica para depois ... Querem ouvir?


Perguntas à Rosa

- Rosa, porque é que tu gostas do Hugo? (Bia, 4 anos, Afonso, 4 anos)
Gosto do Hugo porque ele não se riu de mim quando caí. Era uma curva muito apertada, eu perdi o equilíbrio, e pumba caí da bicicleta. Ele veio e ajudou-me e levantou até a minha bicicleta..

- Oh Rosa, porque é que tu gostas do Pai ? (Bernardo, 4 anos)
Gosto do pai porque ele sempre me lê uma história na hora de eu dormir e me pega ao colo quando eu estou a chorar e me abraça forte.

- Oh Rosa, porque é que tu estavas a fazer festinhas ao gato? (Inês B, 5 anos)
Porque o gatinho tem um pelo muito macio. Deve ser porque ele está sempre a lamber-se. É tão limpinho. Não entendo porque é que eu não posso fazer como ele. A minha mãe sempre diz: "Rosa, nada de lavares a tua cara a gato".

- Oh Rosa, porque é que tu tens o cabelo comprido? (Lucas,4 anos)
Porque gosto de passar as minhas mãos por ele e porque tenho uma fitinha com um lacinho.

Perguntas à Avó

- Avó, porque é que tu tens um gato? (Gonçalo, 4 anos)
Porque gost de o ver enroladinho a dormir,, porque é meiguinho e rosna quando lhe fazemos festinhas. Encontrei-o na rua esfomeado, com o pelo todo sujo, e com muito medo. Com o tempo, tornou-se um gato lindo e agora faz-me companhia e somos muito amigos um do outro.

- Avó, porque é que tu gostas da Rosa? (Guigo, 5 anos)
Gosto da Rosa porque ele é uma menina cheia de perguntas. Porque me dá beijinhos sem que eu os peça, porque gosta de ouvir eu contar histórias. Porque me faz lembrar a minha filha quando era assim pequenina. Porque me traz o xaile quando estou com frio. E porque está sempre a sorrir. Com os lábios e com os olhos.

Perguntas ao Gato

- Gato, o que é que tu comes? (Matilde, 4 anos)
Eu como uma comidinha seca que me dão e que por vezes é difícil de trincar mas que cheira em e me deixa sem fome. Mas também gosto de comer um peixe que a minha dona me dá, acho que se chama atum. Uhmmmm, aí eu até lambo as minhas barbas e mio de contente.

- Oh Gato, onde é que tu moras? (Inês F, 5 anos)
Eu moro na casa da avó da Rosa. Queres saber um segredo? A casa da avó tem tantos cantinhos quentinhos onde eu posso dormir, enroladinho. Um dia a avó da Rosa procurou por mim toda a tarde. Eu bem que a ouvia, mas adormeci na prateleira mais funda do roupeiro, entre as camisolas mais quentinhas, foi como se tivesse ido de férias. Foi tão boommmm.


- Gato em que sítio da casa da avó é que tu moras? (Mafalda,4 anos)
Eu tenho um cestinho no corredor, mas ... escondo-me em todos os cantinhos e mesmo, sem darem por isso, já consegui entrar no quarto da avó da Rosa e dormir em cima da almofada. Foi como dormir nas nuvens.

- Gato porque é que tu ronronas quando te dão festinhas? (Joana, 4 anos)
Eu só faço ronrom quando me sinto bem e feliz. Como não sei falar, é o que posso fazer para mostrar que gosto de festinhas.

- Oh Gato, onde é que a avó vai todos os dias buscar comida para ti? (Madalena A, 4 anos)
A avó compra no supermercado latinhas só para mim. Mas se eu fizer olhinhos bonitos e miar um pouquinho, ou passar bem de suave entre as pernas, de vez em quando, ganho um bocadinho de fiambre. A avó da Rosa diz: "Isto não à nada para ti". Mas depois dá-me um bocadinho, na mão.

Perguntas ao Hugo

- Porque é que tu disseste à Rosa que gostavas dela e lhe deste um beijinho? (Margarida, 4 anos)
Eu gosto muito da Rosa. Ela brinca muito comigo, está sempre a fazer perguntas engraçadas e rimos muito juntos. E só a ela empresto os meus legos. Ela é uma "menina". Imagina que ela construiu um carro com 5 rodas. Onde é que já se viu um carro com 5 rodas? Mas ela depois disse que se havia bicicletas com 3 rodas, também deve haver carros com 5 rodas. Será que ela tem razão?

- Porque é que disseste à Rosa que gostavas mais dela do que de todos? (Matias, 4 anos)
Há sempre um amigo ou amiga da qual gostamos mais, não é? Que eu gosto mais da Rosa do que todas as outras meninas é segredo meu.

Perguntas à Mãe

- Mãe, porque é que tu gostas da Rosa? (Francisco, 4 anos)
Gosto da Rosa porque ela é o meu bébé. O meu coração fica apertado quando vejo a Rosa crescer, a dar os primeiros passinhos, descobrir o mundo pelos seus olhos sempre muito abertos. E porque a Rosa me faz rir e me dá muitos beijinhos e abraços.

- Oh Mãe da Rosa, porque é que tu pegaste na Rosa ao colo e depois começaste a dançar? (Diego,4 anos,Penélope,4 anos)
Porque a Rosa me faz feliz. Porque a Rosa é uma menina com a cabecinha cheia de perguntas e sempre pronta para perguntar "Como?", "Porquê?" até fico sem palavras. Gosto de ouvir as risadas quando lhe faço cócegas e quando rodopio com ela e dançamos mesmo sem passar música na radio, só com a música do nosso coração. Também já ouviste essa música, a que toca no nosso coração?

Perguntas ao Pai

- Pai, porque é que tu pegaste na Rosa ao colo? (Pedro, 5 anos)
Peguei na Rosa para a ter mais perto de mim, para lhe puder ver os olhos e ouvir a respiração. A Rosa tem um ar sempre sério quando coloca perguntas importantes. E é sempre tão bom ver o sorriso dela quando conseguimos encontrar uma resposta.

- Oh Pai, porque é que tu fizeste cócegas à Rosa? (Miguel, 5 anos)
Porque gosto de ouvir as risadas de felicidade da Rosa. Porque fico com o coração cheio de felicidade quando sei que a minha filha é feliz.


Adeus!

Sem comentários: