domingo, 25 de setembro de 2011

O Cuquedo



Título: O Cuquedo
Autor(es):  Clara Cunha, Paulo Galindro (Ilustrador)

Este livro, pela qualidade que apresenta recebeu a Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração 2008. O Cuquedo está à solta! Mas... o que é o Cuquedo? Será um pássaro? Será um avião? Não! É uma lengalenga original e muito divertida.

SINOPSE:
Os animais de grande porte - girafas, elefantes, hipopótamos, rinocerontes - andam numa correria de lá para cá e de cá para lá. Tudo isto porque chegou à selva o Cuquedo. O Cuquedo é muito assustador, prega sustos a quem estiver parado no mesmo lugar. Mas quem é o Cuquedo? A surpresa está reservada às crianças que lerem este livro. O texto de Clara Cunha é divertido e engenhoso e as ilustrações de Paulo Galindro são magníficas, plenas de cor, ritmo e humor. O melhor é lerem-no em movimento, não vá o Cuquedo fazer das suas! A construção da linguagem oral, assim como a construção do conhecimento, resulta de um processo de interacção entre o sujeito e o meio que o envolve. Para desenvolver a comunicação oral, o sujeito precisa de ter um ambiente social estimulador, um motivo e uma intenção de comunicar. A partir da intenção comunicativa as palavras são procuradas para representar as ideias, pensamentos e sentimentos. Ao recorrer ao vocabulário existe a necessidade de organizar tais palavras em frases, respeitando os aspectos gramaticais da linguagem. O educador tem a responsabilidade de proporcionar à criança meios de construção de aprendizagem, não podendo contudo esquecer que quando a criança chega ao jardim-de-infância é fruto do meio social do qual é proveniente, transportando consigo experiência e saberes anteriores. Cabe ao educador fortalecer, valorizar e iniciar a sistematização desses saberes e experiências proporcionando aprendizagens cada vez mais complexas e significativas para a criança, encorajando-a a resolver problemas e a iniciar novas experiências de aprendizagem. O papel do educador será de “observar e apoiar e, posteriormente, o de analisar a observação e tomar decisões ao nível de novas propostas educacionais para a criança individual” (Oliveira- Formosinho, 1998, p. 60) valorizando a aprendizagem activa, contextual, cultural e a construção de significados pelas crianças.

1 comentário:

Yessika disse...

Em casa, todos adoramos! :)