domingo, 2 de outubro de 2011

História da Carochinha



Esta semana vamos ouvir, brincar, jogar, imitar e falar com a Carochinha e todos os outros personagens da história.

Entende-se por projectos de promoção da leitura, os projectos que de uma forma continuada, têm como principal intuito aproximar os livros dos potenciais leitores, sendo que, surge uma relação entre as acções a desenvolver e o público a que se destina as actividades, por sua vez o leitor transformasse num sujeito activo. A promoção da leitura surge assim, numa tentativa de formar os leitores e de fazer com que estes adquiram o hábito/gosto pela leitura.

- O Jogo dos Erros

Ao contarmos a história às crianças enganamo-nos propositadamente e de um modo sistemático, isto é, ao longo de toda a história. Esta situação vai provocar nas crianças variadíssimos protestos e uma irritação que desaparecerá quando as crianças perceberem que se trata de um jogo. É de referir que este jogo vai permitir às crianças mostrarem o que sabem sobre a história e assim podem trocar de posição com o professor, passando as crianças a ser o professor (porque sabem os dados correctos da história) e o professor passará a ter o papel de aluno, porque está equivocado nos dados da história. É de referir que este jogo tem uma «eficácia terapêutica» porque as crianças deixam de brincar com a Carochinha/conto e começam a brincar mais consigo porque enfrentam a liberdade sem receios, sendo assim, começam a reconstruir mentalmente os elementos que realmente pertencem à história. Como as palavras do conto são alteradas a criança aprende a estabelecer as diferenças entre as substituições. Começa a aperceber-se que existem elementos que são considerados funcionais e não funcionais e que uns repousam no desenvolvimento do conto e que outros influenciam no desenrolar da história.
Para este processo de reconstrução do conto é necessário que, tanto as crianças como o professor conheçam a linha orientadora do conto.
Achamos por bem alterar as palavras que são mais significativas na história, sendo que, os alunos corrigem-nas e o contador corrige-as automaticamente. As palavras alteradas são as seguintes:
- Carochinha à Baratinha;
- 5 réis à 5 pedrinhas;
- Vizinha à Avozinha;
- João Ratão à José Ratão;
- Feijão à Agrião.

Texto e jogo retirado de:

http://www.notapositiva.com/superior/profensinobasico/literatura/promocaoleitura.htm

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